Letícia Padilha
Auxiliar de Saúde BucalA principal função do Auxiliar de Saúde Bucal é dar suporte ao dentista que está realizando um procedimento odontológico. Isso faz com que o atendimento aos pacientes seja mais eficiente, confortável e seguro.
As atividades que devem ser desempenhadas pelo Auxiliar de Saúde Bucal estão previstas no artigo 20 da Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia (CNPCO). Elas devem ser realizadas sempre sob a supervisão do cirurgião-dentista ou do técnico em saúde bucal.
Abaixo, estão listadas as principais funções exercidas pelo ASB:
Antes do atendimento
• Acolher e preparar o paciente, coletando informações que serão importantes para o dentista;
• Separar e organizar o material necessário à consulta.
Durante o atendimento
• Organizar e executar atividades de higiene bucal;
• Auxiliar e instrumentar os profissionais nas intervenções clínicas;
• Manipular materiais de uso odontológico.
Após o atendimento
• Processar filmes radiográficos das consultas;
• Registrar dados e participar da análise das informações relacionadas ao controle administrativo em saúde bucal;
• Executar limpeza, assepsia, desinfecção e esterilização do instrumental, equipamentos odontológicos e do ambiente de trabalho.
Outras atividades
Além das atividades listadas acima, o Auxiliar de Saúde Bucal fica responsável também pela aplicação de medidas de biossegurança na clínica odontológica.
Nesse sentido, ele deve lidar com a separação, armazenamento, transporte, manuseio e descarte adequados dos resíduos gerados durante as consultas e atendimentos, bem como adotar medidas de controle de infecções no consultório, especialmente o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como luvas, máscara e avental.
O profissional também pode ajudar a desenvolver ações de promoção da saúde bucal e de prevenção de problemas ambientais e sanitários, e participar de levantamentos de necessidades em saúde bucal. Outra função do ASB é preparar modelos em gesso.